Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Alex Vieira http://www.myspace.com/alexvieiramusic

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dave Matthews Band 08/10/2010 - HSBC Arena no RJ



Este foi o terceiro show que assisti da Dave Matthews Band (DMB), os outros dois foram no Freejazz e no Rock In Rio III, só perdi o de 2008. Neste show no HSBC Arena no RJ, para esquentar o público a ótima banda O Teatro Mágico abriu os shows na Turnê Sul-americana, inclusive o próprio Dave Matthews teve um gesto bem bacana de humildade, ao subir no palco para anunciar o show de abertura do Teatro Mágico.

O Teatro Mágico (TM) é um grupo musical, formado em São Paulo, criado por Fernando Anitelli. O TM é um projeto que reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura, da política e do cancioneiro popular tornando possível a junção de diferentes segmentos artísticos numa mesma apresentação. O show de abertura foi muito bom, músicos competentes, malabaristas, trapezistas, efeitos especiais, palhaços, equilibristas aliados a uma música de altíssima qualidade e letras “cabeças”, como são as da DMB também!


Sobre o show da DMB, sem comentários sobre o talento de cada um, primor de talentos juntos, destaque para o baterista Carter Beauford com sua técnica e bom gosto em sua performance.

O clima do show foi de uma grande JAM entre os músicos, com introduções das músicas estendidas e solos enormes, sempre com a interação dos demais músicos nos solos de cada um. Tornando assim o show “difícil” de ser assimilado, parecia que os caras estavam tocando especificamente para músicos, por isso adorei mais ainda. Foram poucas as músicas digamos “mais pop” deles como “Ants Marching” e “Crash Into Me”, desta maneira, quem não era musicista ou estava assistindo o primeiro show da DMB pode ter sentido dificuldade de assimilar o som da banda.


Destaque para as participações especiais dos músicos Brasileiros: Carlos Malta na flauta e Gabriel Rossi na gaita.

Sobre o HSBC Arena (RJ), acho um quase-ótimo local para shows, por ter bom estacionamento, local amplo, bom palco, boas opções de locais para se assistir ao show. Para quem não quer ir de pista VIP indico a “cadeira nível 1” que a meu ver possui melhor visibilidade que a pista Premium, por ser na mesma distância do palco – só que na diagonal – e sem nenhuma cabeça na sua frente e sem apertos, só é ruim a qualidade da cadeira que não é confortável e para shows longos que foi o caso deste, dói muito a coluna.


A única crítica aqui é a demora para o início dos shows. Penso que isso é um desrespeito com o público. Só aqui no Brasil que ocorre isso, no exterior as bandas começam os shows no horário e os shows começam mais cedo, tipo 20h. Aqui o show principal começou quase meia-noite.

Set list do show:


Seek Up
Pig
Shake Me Like a Monkey
Lying In The Hands of God
Funny The Way It Is
Pantala Naga Pampa >>
Grey Street
#41 +
So Right
Seven
Dancing Nancies
Crush
Lie In Our Graves >>
Bartender ~
Why I Am
Crash Into Me
Ants Marching
-------------
Some Devil *
You & Me
Rapunzel

* Dave solo
+ Participação especial de Carlos Malta na flauta e Gabriel Rossi na gaita
~ Participação especial de Carlos Malta na flauta



Um comentário:

Terapia Coletiva disse...

Eu me incluo na situação descrita na frase: "quem não era musicista ou estava assistindo o primeiro show da DMB pode ter sentido dificuldade de assimilar o som da banda". Será que foi por isso que eu dormi durante o show? rs.