Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Alex Vieira http://www.myspace.com/alexvieiramusic

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

4º Show de 2010


Bom dia nesta quinta-feira chuvosa no Rio de Janeiro,

Como alguns sabem, sumi neste carnaval com o intuito de fugir do carnaval do Rio de Janeiro, dos blocos, da sujeira nas ruas, do samba MUITO mal tocado na maioria dos blocos e da falta de educação geral que se instalou na cidade do Rio de Janeiro. Afinal o carnaval do ano passado fiquei em Ipanema mesmo e foi uma loucura, só para ir pegar um DVD na Locadora era um inferno.

Vamos lá......., decidi “esconder-me” em Visconde de Mauá (Maromba e Maringá), há anos que não ia por aquelas bandas de lá. Fui procurar sossego numa pousada tranqüila uma temperatura bem mais amena que a do Rio de Janeiro (que anda beirando os 50ºC – cheguei a sentir frio a noite) e ficar longe das praias lotadas do Rio de Janeiro. Mas o que não esperava era assistir um show de Jazz/Música instrumental Brasileira em pleno carnaval.

Na segunda-feira de carnaval jantei no Hotel Terra da Luz, e assisti ao meu 4º show de 2010. O show foi do saxofonista e flautista Léo Gandelman, no formato “Duo”, ele tocou com o Renato Fonseca (tecladista do Djavan).

O Léo Gandelman foi o responsável por despertar-me para a música instrumental e depois para o Jazz Brasileiro, pois na época (20 anos atrás) eu fazia aula com o mestre e amigo Claudio Infante, e este era o baterista da banda do Léo Gandelman, assim, na época assisti a diversos shows do Léo Gandelman, que por sinal sua banda era integrada com ótimos músicos: Alexandre Carvalho (Guitarra), Renato Neto (teclados – atual Prince), Fernando de Souza (Baixo) e Claudio Infante (bateria).

O Hotel Terra da Luz é de primeira qualidade, nos mínimos detalhes, jardim de entrada super bem cuidado, atendimento dos funcionários (desde o responsável pelo estacionamento até o maître), as instalações do hotel e restaurante impecáveis (obs: só Sra. Djudi que não gostou das cortininhas das janelas do restaurante....rs), o jantar foi uma delícia. E incrível, acredita que nas mesas tinha o seguinte aviso: “Durante o show, por favor façam silêncio e apreciem a música!”ótima essa, adorei. Recomendo!

Sobre o show, foi um prazer rever o Léo Gandelman depois de anos, continua sendo um ótimo profissional. Como já dito, o formato do show foi em Duo, criando-se uma liberdade de improviso entre os dois músicos e participação da platéia (que segundo o Léo, chamou/usou as palmas da platéia como “baterista” na interação com esta, coordenadas pelo saxofonista). Sem falar na sua capacidade de entreter a platéia nos intervalos entre as músicas, sempre com uma boa história relacionada a música e na vida pela estrada de sua carreira.

Muito bom ver que ainda existem músicos que “tocam” de verdade, com uma capacidade/talento musical de improviso impressionante. O Duo tocou composições do próprio Léo Gandelman, como também tocou temas consagrados por compositores brasileiros e americanos como Durval Ferreira, João Donato, Pixinguinha, Herbie Hancock, entre outros.

Uma noite ótima com muito Jazz em pleno Carnaval, começo de ano perfeito. (afinal o ano no Brasil só começa depois do carnaval).

Abraço a todos e bom fim de semana,

Um comentário:

Terapia disse...

Cortina branquinha de rendinha curtinha, argh! Fora isso o lugar é uma beleza. Beijos ;-)